top of page

Palácio da Comenda

Fotografias   |   História   |   Lendas

Fotografias

HISTÓRIA

As origens da herdade da Comenda vêm do século XVIII, sendo um complexo industrial romano de salga de peixe, que posteriormente teve a função de torre de vigia medieval.

Em 1872, D. Maria vendeu a propriedade ao Conde Abel Henri D'Armand, diplomata e ministro francês em Portugal.

Tendo em conta que no local já havia uma pequena casa velha, o conde encomendou ao jovem arquitecto Raul Linoque, o projecto para construir o Palácio.

A data de finalização da construção não é certa, o que se sabe por alguns jornais é que em 1908 a obrar estava concluída.

Até 1980 o Palácio manteve-se na família dos condes D'Armand, tendo sido visitada por várias figuras publicas, a convite dos condes, sendo a mais conhecida a Jacqueline Kennedy. A família Kennedy era muito amiga da família D'Armand, e depois do assassinato do Presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, em 1963, Jacqueline refugiou-se no Palácio mais e os seus filhos durante uma temporada.

Depois da morte do conde Roger Ernest D'Armand no início da década de 80, a propriedade é adquirida por António Xavier de Lima, empresário português do sector imobiliário, que fez algumas alterações ao Palácio.

Com a morte do empresário português em 2009, o Palácio ficou ao abandono, e devido a vários temporais e ao vandalismo frequente, o palácio encontra-se um estado de degradação elevado. Nesse mesmo ano o Palácio foi colocado a venda por 45 milhões de euro, e que mais recentemente passou par 50 Milhões de euro.

A Herdade da Comenda contém 600 hectares, uma praia privada, um Palácio T26 constituído por com 5 pisos, 26 quartos, em que no seu interior e nas varanda ainda pode ser visto alguns azulejos com imagens dos condes e marqueses.

Deste momento o que resta do Palácio são as paredes completamente graffitadas e alguns azulejos. Todos os vidros partidos e arrancados, bem como algumas portas, uma parte do telhado caio no corredor central, os dois pisos superiores (3º piso e Miradouro) estão instáveis e com muitas falha no chão sendo muito difícil o seu acesso.

Lenda

Reza a lenda que o conde D'Armand, pediu ao arquitecto, Raul Linoque, que dormisse no sítio onde se ia erguer as paredes deste palácio. O conde disse que era para o jovem arquitecto poder apreciar a paisagem e entrar no espírito e harmonia da serra de forma a conceber um projecto perfeito.

Mitos

Vários exploradores que já tiveram no Palácio dizem que ele se encontra assombrado. Algumas pessoas dizem ter visto vultos e vozes. 

Até se fala numa história em que 4 homens estavam a jogar as cartas na cave e mataram-se uns aos outros
no fim do jogo e são eles a causa dos barulhos debaixo da casa.

História
Lendas/Mitos
bottom of page