Fotografias   |   História   |   Lendas   |   Curiosidades

Fachada
Lateral
Fachada
Hall de entrada
Porta
Corredor Principal
Fachada (Torre Lateral)
Passagens
Divisão
Estrela de 7 Pontas
Entrada
Corredor Principal
"I'm still up" - Lateral
Centro da Estrela de 7 Pontas
"My shadow" - Divisão
Entrada
"See the Light" - Corredor Lateral
Divisões
"the wall fall" - Divisão
Corredor Subterrâneo (Tunel)
Saída Lateral
Pisos e Alturas
Janelas
Vista Geral
Mostrar Mais

Ruínas do Sanatório Albergaria Grandella

 
 

HISTÓRIA

O Sanatório Grandella, foi pensado e planeado pelo Francisco de Almeida Grandella e pelos MAKAVENKOS, um grupo secreto fundado pelo Grandella em 1880, com fiz em ajudar e proteger os mais desfavorecidos.

Apesar da vacina para a tuberculose ter sido criada em 1906, ainda havia muitos tuberculosos no pais.

Em 1918, Francisco Grandella comprou um terreno de "ares frescos" em Loures, para a construção de um sanatório, que teria 34 quartos, um enfermaria, um gabinete medico e fornos de cremação. O projecto também incluía 14 moradias para o tratamento da tuberculose da alta classe.

Em 1919 começou a ser construindo, mas por falta de verbas nunca chegou a ser concluído. No centro do sanatório foi construída um estrela de 7 pontas, símbolo da iluminação, e inspirada num grau da alta maçonaria, a que os MAKAVENKOS pertenciam, representado o mestre prefeito.

Por falta de verbas os MAKAVENKOS decidiram vender rifas, com o valor de 5 centavos, como tentativa de angariar dinheiro para a construção do sanatório.

Até hoje se encontra em ruínas, a venda pelo actual proprietário, com um projecto para hotel.

LENDA

Reza a lenda que os MAKAVENKOS enterraram o dinheiro das rifas, alguns até dizem tesouro, no centro da estrela de 7 pontas.

TUBERCULOSE

Doença infecto-contagiosa causada por um bactéria que afecta o principalmente o sistema respiratório, também podendo afectar os ossos e rins. Transmissão é directa, feita pelos bacilos expelidos por uma pessoa contaminado quando tosse, fala, espirra ou cospe. E agregado a falta de higiene, tabagismo ou alcoolismo podasse tornar muito grave.

MAKAVENKOS

Grupo caracterizado por ritos, graus, símbolos, conceitos e percursos históricos, a Maçonaria (em Portugal), inspirou sempre a existência de diversas sociedades secretas no seu próprio seio, paralelamente às suas instituições representativas. Um desses casos foi a Sociedade dos Makavenkos, aparentemente gastronómico-filantrópica existente em Lisboa entre 1884 e cerca de 1919, nominalmente relacionada o exercício da beneficiência social e o culto da beleza feminina. Fundada por Francisco de Almeida Grandella, o grupo reunia-se nas caves do teatro lisboeta Condes, onde se integravam outras personalidades maçónicas como Rafael Bordalo Pinheiro.

É conhecida a sua intervenção na conspiração revolucionária que conduziu à implantação da República em 1910, assim como o subsídio da construção de empreendimentos de utilidade pública no âmbito da saúde e um altruísmo sem par (auxiliavam órfãos pobres, artistas desamparados e doentes carenciados).

FRANCISCO DE ALMEIDA GRANDELLA

Nasceu em 1853, em Aveiras, Francisco de Almeida Grandella é conhecido principalmente devido aos armazéns com o seu nome no Chiado, em Lisboa. Homem de política, interventivo, apoiante da classe operária, lutador contra o poder instituído e contra as classes mais favorecidas quando, ao estabelecer a sua primeira loja, pensou em tornar acessível ao povo. Inaugurando o conceito de venda por catálogo e revolucionando todo o sistema de produção, transformação e comercialização têxtil, praticando preços cada vezes mais competitivos, Grandella conseguiu, até a Primeira Guerra Mundial, manter a posição de destaque no panorama económico e social do país. Fundou escolas, criou fábricas, construiu bairros. Faleceu em 1934, na sua casa em Foz do Arelho.

 
 
 
 

Publicado em 25 de Agosto de 2018

Fotografias de Julho de 2018 

PROJECTO CONCLUÍDO

Procura aqui (Search here)

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

@fotordg

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now